Prezado leitor,

Muitos são artigos, livros e “posts” sobre este tema. Inesgotável o número de vezes que esta palavra é utilizada na área de comunicação. Alguns até brincam que o único momento que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

Todos querem o Sucesso, mas o que significa sucesso pra você?

Sente-se merecedor do sucesso?

Alguns dirão prosperidade financeira, bens materiais como uma boa casa, carros de última geração, joias, enfim objetos que ostentam ou demonstram status. Outros, dirão: saúde, paz, uma ligação com o divino. Outro tanto de pessoas poderão dizer que sucesso e estar próximo das pessoas que amam.

Enfim, se continuarmos esta reflexão veremos que o sucesso é um substantivo masculino que quer dizer, pleno, resultado, feliz…
Desafio você a listar cinco dos seus maiores sucessos até a data de hoje.

Esta reflexão sobre o tema, perseguido por grande parte das pessoas, nos faz enxergar que o caminho para o sucesso é um conjunto de comportamentos que, sobretudo requer disposição para mudança, trabalho, ética, disciplina e mais alguns itens relacionados aos seus valores. Além disso, penso que o sucesso é momentâneo: este evento foi um sucesso, entreguei resultados fantásticos, minha viagem foi maravilhosa, consegui o diploma que tanto desejei,tenho uma família maravilhosa. Consegui finalmente comprar ou construir minha casa, aliás, este é o maior sonho dos brasileiros, ter a casa própria. O que você acha, o sucesso é para sempre ou passageiro?

Para nos inspirarmos podemos pensar nas cores e nos aromas dos alimentos, quanta diversidade, quantos prazeres, nas mãos de um serão verdadeiros manjares dos deuses, outros preferem apenas saborear e outros ainda “comer com os olhos”, mas o sucesso na minha visão é acompanhado de alguns ingredientes indispensáveis:

Amor – ter sucesso é fazer todas as coisas com dedicação e carinho. O amor para se transformar em sucesso necessita de atitudes e ações pró-ativas. Você coloca uma pitada de amor em tudo que faz, até nas tarefas menos prazerosas?
Mudança – mudar não é fácil, gera em um primeiro momento desconforto e confusão. Toda mudança dever ter planejamento e ser focada em resultados. É imprimir um ritmo diferente, buscar em velho um sabor uma apresentação diferente e ao mesmo tempo novos sabores. A tapioca já não é mais a mesma, o arroz, o pão nosso de cada dia. Que mudanças você quer na sua vida pessoal e profissional? Acrescente um novo tempero e crie um sabor diferente.
Superação – a superação diferencia o vencido do vencedor. Todo ser humano, equipe, líderes, encontram em sua trajetória de vida dificuldades, sejam econômicas, políticas, sociais, afetivas – enfim obstáculos. E os que superam vencem! Para isso é preciso ter estratégias, mudar de caminhos, apoiar-se no amor. A feijoada um dos nossos tradicionais pratos nasceu das mistura de ”restos” de carne que eram dadas aos escravos, junto com uma porção de feijão e uma laranja, segundo os historiadores uma visão romanceada dos fatos. Qual era o desafio? Transformar as “sobras” em alimento. Nos momentos de crise, busque o foco. Crie uma estratégia para superar-se. Superar é enfrentar as adversidades com sabedoria.

O Sucesso depende de você. Fale o vocabulário dos vencedores. Você merece conquistá-lo. Use palavras e tenha ações positivas sempre! Ah, coloque uma pitada de estratégia… por fim salpique com uma porção generosa de amor.

Abraço carinhoso,

Malu Monteiro

Palestrante & Coach